O professor alfredo Bruto da Costa pede maior atenção da Igreja e da sociedade para o ensinamento social da Igreja Católica
O professor alfredo Bruto da Costa pede maior atenção da Igreja e da sociedade para o ensinamento social da Igreja Católica a Igreja e a sociedade devem dar maior atenção ao ensinamento social da Igreja Católica, particularmente presente no magistério do Papa Francisco, defendeu alfredo Bruto da Costa, presidente cessante da Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP). O que é importante para nós é que o Papa por um lado fala muito fortemente de problemas de justiça, desigualdade, da paz, e esse é o mandato da Comissão Nacional Justiça e Paz, não como simples ativista social mas no contexto da mensagem do Evangelho, disse o responsável.
Para o professor, trabalhar pela justiça, para um cristão, não é sair do âmbito da sua missão de fé, porque quem não o faz omite essa mesma missão terrena em que comunga e participa da sorte dos outros homens. Para o antigo presidente da CNJP, a exortação apostólica Evangelii Gaudium, de Francisco, é extremamente profunda e muito envolvente no contexto da evangelização e o lugar dessa evangelização na missão da Igreja.
Segundo alfredo Bruto da Costa, a impossibilidade da passagem de documentos bem escritos e assertivos no conteúdo para a prática é um dos problemas transversais a todos os textos do ensinamento social da igreja. O Papa quer estar no mundo, modificar não só a nível da Igreja, que também está a tentar, mas que as situações mudem como resultado e aprofundamento de um levar a sério a mensagem evangélica, considera o dirigente.