O reitor do Santuário de Fátima considera «muito difícil» que a beatificação da irmã Lúcia aconteça até 2017, ano em que se assinala o centenário das aparições. No terreno, decorrem já as obras de preparação para as comemorações
O reitor do Santuário de Fátima considera «muito difícil» que a beatificação da irmã Lúcia aconteça até 2017, ano em que se assinala o centenário das aparições. No terreno, decorrem já as obras de preparação para as comemoraçõesacho muito difícil que a beatificação da irmã Lúcia aconteça até à celebração do centenário das aparições, em 2017, afirmou Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima. O sacerdote salientou que aquele é um ano muito significativo, mas as datas não podem fazer saltar um processo que é necessariamente moroso.

O responsável identificou o processo de beatificação da irmã Lúcia como complexo. Tenho muita dificuldade em dizer que me pareça viável pensar numa beatificação até 2017, porque me parece muito pouco realista tendo em conta a complexidade de um processo desta natureza e o tempo que efetivamente medeia até 2017. De qualquer forma, em relação a isso, acho que temos de esperar para ver, referiu.

Numa altura em que são já visíveis as alterações nos parques de estacionamento do Santuário de Fátima, Carlos Cabecinhas disse à Fátima Missionária que se pretende tornar aqueles espaços mais verdes, motivo pelo qual se procedeu a um enriquecimento do coberto vegetal. além disso, queremos também ter a envolvente do Santuário de Fátima mais acolhedora para os peregrinos, acrescentou, adiantando que tal consiste no rearranjo das áreas em que os peregrinos podem depois comer a sua merenda ou descansar um pouco.

Segundo o reitor do Santuário de Fátima, uma das preocupações foi também esta de criar espaços de refeição e de repouso para os peregrinos, tendo consciência de que existiam poucas respostas e que as solicitações eram muitas. Contudo, estamos também convencidos de que nunca teremos capacidade de uma resposta cabal para todas as necessidades nos dias de maior afluência. É escusado. Temos consciência de que num 12 e 13 de maio nunca teremos resposta suficiente, disse.

a celebração do centenário das aparições marcará ainda aqueles que residem e trabalham em Fátima. De acordo com o sacerdote, há um conjunto de ações que depende da sociedade civil, tem havido também algum dinamismo, e está-se a fazer alguma coisa para assinalar condignamente esta data.

Por parte do Santuário, o que tem havido é esta disponibilidade para o diálogo e para acompanhar essas iniciativas que sei que estão a decorrer. Portanto, da parte do Santuário há esta abertura, como tem havido da parte destas entidades a preocupação de dar a conhecer ao Santuário as iniciativas, explicou.

O local de culto mariano está já em contacto com a Paróquia de Fátima. a paróquia está efetivamente envolvida. Há muitas ações que implicam a própria paróquia e esta está a par daquilo que é o nosso programa, no sentido que se vai fazendo um trabalho mútuo para que, por um lado, todo o conjunto de atividades do Santuário envolva a paróquia, mas também para que a paróquia se sinta envolvida na celebração do centenário. Portanto, essa é uma questão que nos está próxima.