até ao fim do próximo mês de janeiro, os cidadãos podem contribuir para uma campanha de combate ao desperdí­cio alimentar, promovida pela Oikos
até ao fim do próximo mês de janeiro, os cidadãos podem contribuir para uma campanha de combate ao desperdí­cio alimentar, promovida pela OikosPara pôr um fim ao desperdício alimentar, a Oikos – Cooperação e Desenvolvimento está a desenvolver uma plataforma agroalimentar digital que envolve produtores, comerciantes e consumidores. O objetivo é facilitar a produção e a comercialização a preço justo e encaminhar os excedentes para instituições de solidariedade.

Para a concretização deste projeto, a organização portuguesa apela aos donativos dos cidadãos através da campanha algumas vidas estão a ficar fora de prazo. Para apoiarem a causa, as pessoas deverão deslocar-se a um agente payshop, durante os meses de dezembro e janeiro, e pedir para fazer um donativo para a Oikos, com o valor mínimo de um euro.

Em comunicado, os responsáveis pela iniciativa destacam que está é uma oportunidade para acabar com a fome em Portugal a apelam à solidariedade da população para pôr fim ao desperdício na fase da produção agroalimentar. É necessário acabar com este desperdício irracional com consequências trágicas a nível ambiental e social, alertam.

a Organização Não Governamental para o Desenvolvimento recorda que todos os dias há milhares de toneladas de produtos alimentares que são deixados a apodrecer no campo por falta de mercado ou deitados para o lixo por ficarem fora de prazo. ao mesmo tempo que o fenómeno da fome e má nutrição alastra em Portugal, são desperdiçados, todos os anos, 1. 031 milhões de toneladas de alimentos no país, sublinha a Oikos.