Os religiosos Franciscanos que trabalham em Belém, na Terra Santa, apelam à solidariedade dos cidadãos, através de uma campanha que pretende reunir fundos para apoiar as crianças e os mais desfavorecidos
Os religiosos Franciscanos que trabalham em Belém, na Terra Santa, apelam à solidariedade dos cidadãos, através de uma campanha que pretende reunir fundos para apoiar as crianças e os mais desfavorecidosO Comissariado da Terra Santa, formado por religiosos Franciscanos, precisa de ajuda para apoiar as crianças e os mais pobres de Belém. Para angariar fundos para essa causa, o organismo está a levar a cabo a iniciativa Campanha de Natal por Belém, em conjunto com a associação Pro Terra Santa. O objetivo é alcançar o valor de 250 mil euros, para ajudar 350 famílias palestinas e 2000 crianças de Belém, explicam os responsáveis pela iniciativa, em comunicado.

Na mesma nota, os religiosos referem que os habitantes de Belém, cidade da Palestina, estão cercados por um muro que os isola e exaspera. Numa altura em que a conflituosidade social aumenta, os primeiros a sofrer são as crianças, apontam, adiantando que, por isso, é essencial a sua atividade educativa e social. Nas escolas, bem organizadas, as crianças não só recebem uma educação mas também toda a atenção de que precisam, frisam. além disso, nos territórios palestinianos não há nenhum meio de assistência médica pública e as famílias dependem dos seus próprios recursos para financiar a saúde.

Para orientar melhor os cidadãos que pretendam fazer donativos, os Franciscanos indicam os custos daquilo que mais falta: dez euros para o custo semanal do transporte escolar para uma criança; 30 euros para a compra de roupa de inverno para uma criança; 50 euros para a compra de leite para as necessidades mensais de uma criança; 80 euros para gastos mensais de eletricidade e água de uma família; 100 euros para compra de medicamentos mensais para três doentes crónicos; 600 euros para instalação de dois bidons de mil litros de água para duas famílias pobres e 1800 euros para apoio mensal ao refeitório de idosos e pobres.