Vinte e quatro figuras de barro policromo compõem um presépio que vai estar exposto na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Lisboa. a obra é da autoria de Maria amélia Carvalheira
Vinte e quatro figuras de barro policromo compõem um presépio que vai estar exposto na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Lisboa. a obra é da autoria de Maria amélia CarvalheiraO presépio executado pela escultora Maria amélia Carvalheira (1904-1998), em 1958, pode ser conhecido a partir desta sexta-feira, 12 de dezembro, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Lisboa. a obra em exposição inclui, pela primeira vez, a totalidade das 24 figuras de barro policromo. a construção pode ser vista numa das capelas laterais da igreja.

assim como os presépios históricos de Machado de Castro ou de outros barristas portugueses expostos em permanência em várias igrejas da capital, este presépio, executado expressamente para a Igreja de Nossa Senhora de Fátima, permanecerá visitável durante um período amplo, informa o Departamento de Comunicação do Patriarcado de Lisboa.

Entre outras obras, Maria amélia Carvalheira foi autora da Via-Sacra dos Valinhos, do conjunto escultórico do anjo de Portugal e Pastorinhos (Valinhos), de seis estátuas na colunata do Santuário de Fátima e de Nossa Senhora de Fátima (no local da aparição de 19 de agosto de 1917).