O «mundo e as pessoas já não podem pagar, nem tolerar, a corrupção», afirma o secretário-geral da Organização das Nações Unidas
O «mundo e as pessoas já não podem pagar, nem tolerar, a corrupção», afirma o secretário-geral da Organização das Nações UnidasO Dia Internacional contra a Corrupção é comemorado esta terça-feira, 9 de dezembro, data em que Paula Teixeira da Cruz, ministra da Justiça de Portugal, anunciou que nos últimos três anos, foram detidas 100 pessoas por suspeitas de corrupção, peculato e branqueamento de capitais. Números divulgados pela ministra na conferência Combate à Corrupção, a decorrer em Lisboa, revelaram que entre 2011 e 2014 foram detidos 82 cidadãos por suspeita de crime de corrupção, constituídos 1. 277 arguidos e abertos 1. 109 inquéritos.
Numa mensagem para assinalar a data, Ban Ki-moon, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), frisa que a corrupção é um fenómeno global que atinge sobretudo os pobres, impede o crescimento económico inclusivo e rouba fundos de serviços essenciais. Segundo o responsável, eliminar a corrupção e os seus impactos nocivos será crucial para o bem-estar futuro. Nesse sentido, Ki-moon pede a todos os países que ratifiquem e implementem a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, uma vez que as suas medidas inovadoras, nas áreas da prevenção, da criminalização, da cooperação internacional e da recuperação de ativos, têm feito importantes avanços. Contudo, há muito mais a fazer, realça.
O secretário-geral da ONU destaca que serviços públicos devem manter os mais altos padrões de integridade e garantir que nomeações sejam feitas por mérito. O responsável apela a todos que ajudem a acabar com a corrupção e trabalhem em conjunto para alcançar a justiça mundial. Ki-moon acrescenta ainda que o mundo e as pessoas já não podem pagar, nem tolerar, a corrupção.
Também numa mensagem para assinalar esta efeméride, Yury Fedotov, diretor-executivo do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, refere que a agência que dirige vai continuar a trabalhar com os seus parceiros para eliminar a corrupção e apoiar o trabalho amplo da ONU na proteção e na promoção do desenvolvimento sustentável.