Os países mais pobres do mundo estão presos num Círculo vicioso económico, que os retém nessas situações de pobreza. Se novas metas de desenvolvimento forem cumpridas, a situação pode ser invertida, segundo um novo relatório das Nações Unidas
Os países mais pobres do mundo estão presos num Círculo vicioso económico, que os retém nessas situações de pobreza. Se novas metas de desenvolvimento forem cumpridas, a situação pode ser invertida, segundo um novo relatório das Nações Unidas a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTaD) lançou um novo relatório de 2014 sobre os Países Menos Desenvolvidos em que se argumenta que essas nações, conhecidas por PMD, são o campo de batalha em que a agenda de desenvolvimento pós-2015, conduzida pela ONU, será ganha ou perdida.
No relatório – que tem como título Crescimento com Transformação Estrutural: uma agenda de desenvolvimento pós-2015 -, apela-se à comunidade internacional para aprender com o fracasso da maioria dos países mais pobres em alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), apesar de se registar um forte crescimento económico, um fenómeno que o Relatório classifica como o paradoxo PMD.
Este paradoxo surge da falha das economias dos países menos desenvolvidos para alcançarem mudanças estruturais, apesar de terem crescido vigorosamente, como resultado de fortes preços de exportação e do aumento dos fluxos de ajuda.