Desenvolver uma nova ferramenta de dados para ajudar governos nacionais, organizações de desenvolvimento e de ajuda nos seus esforços para prevenir e responder a crises, como as doenças dos animais, as pragas de plantas e mesmo conflitos
Desenvolver uma nova ferramenta de dados para ajudar governos nacionais, organizações de desenvolvimento e de ajuda nos seus esforços para prevenir e responder a crises, como as doenças dos animais, as pragas de plantas e mesmo conflitos a Organização para a alimentação e agricultura (FaO) anunciou na última quinta-feira, 27, que, em parceria com outras 15 entidades, lançou o Índice de Gestão de Riscos (InfoRM, na sigla inglesa, de Index for Risk Management), que lança uma nova luz sobre o que impulsiona as crises e o que as comunidades necessitam para as enfrentar.
Cada ano, milhões de pessoas dependentes da agricultura, silvicultura e pesca são confrontadas por secas, inundações, pragas vegetais e doenças dos animais e também por conflitos. Quando isso acontece, a subsistência das comunidades pode ficar em frangalhos, enquanto as interrupções de produção e distribuição de alimentos minam a segurança alimentar de nações e regiões inteiras.
Este InfoRM foi projetado para ajudar a identificar onde e por que as crises podem ocorrer. O índice reúne cerca de 50 indicadores diferentes de medição de três dimensões de risco: perigos e exposição de pessoas, vulnerabilidade das comunidades a esses perigos e a sua capacidade de lidar com eles.