Em Moçambique está a chegar ao fim mais um ano letivo. Os alunos das escolinhas da Paróquia do Guiúa já estão de férias, depois de um ano letivo recheado de «progressos» na língua portuguesa e na aprendizagem das matérias
Em Moçambique está a chegar ao fim mais um ano letivo. Os alunos das escolinhas da Paróquia do Guiúa já estão de férias, depois de um ano letivo recheado de «progressos» na língua portuguesa e na aprendizagem das matériasEste mês, concluímos mais uma vez o ano escolar nas três escolinhas da Paróquia do Guiúa. Cerca de uma centena crianças tiveram acesso aos primeiros rudimentos da escrita e também da Língua Portuguesa, bem como da expressão plástica, musical e sociabilização.
as escolinhas do Guiúa estão muito empenhadas na formação das suas monitoras que seguem o Manual Moçambicano do Ensino Pré-Escolar e que se reúnem mensalmente para a preparação dos temas a lecionar. Durante o ano houve oportunidade para frequentar uma ação de formação em ensino pré-escolar proporcionada pela Direção Provincial da Mulher e ação Social, bem como um tempo de experiência profissional na Escolinha de Nyapupwe. Foram oportunidades de adquirir conhecimentos teóricos e práticos que estimularam muito as nossas monitoras. Os progressos das crianças verificam-se, desde logo, na aprendizagem da língua portuguesa e na aprendizagem dos conteúdos. Quando o ano termina os nossos alunos já sabem comportar-se numa sala de aula, segurar o lápis e responder em português. Mais um ano que termina. Missão cumprida.