a Organização Mundial de Saúde declarou a República Democrática do Congo livre do ví­rus do ébola. a epidemia tirou a vida a 49 pessoas naquele Estado
a Organização Mundial de Saúde declarou a República Democrática do Congo livre do ví­rus do ébola. a epidemia tirou a vida a 49 pessoas naquele Estado a República Democrática do Congo (RDC) erradicou o vírus do Ébola, que provocou 49 mortos no país. O anúncio foi feito pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em Genebra (Suíça). Nesta sexta-feira, 21 de novembro, alcançando 42 dias [sem novos casos], aRDC é considerada livre de transmissão de Ébola, lê-se num comunicado da agência das Nações Unidas.
Segundo a organização, declara-se o fim da epidemia de Ébola quando nenhum novo caso é detetado durante 42 dias, duas vezes o tempo de incubação do vírus (21 dias). Na RDC, o fim da epidemia (… ) não significa que o perigo está totalmente ultrapassado, porque o Congo continua, como todos os outros países do mundo, sob a ameaça de casos de importação da doença do vírus do Ébola, principalmente a partir do Oeste de África, disse Félix Kabange Numbi, ministro da Saúde congolês, durante uma conferência de imprensa em Kinshasa.
O último balanço da Organização Mundial de Saúde indica que morreram 5. 420 pessoas vítimas de Ébola em oito países, onde foram identificados 15. 145 casos de infeção, desde dezembro do último ano. Os Estados mais afetados são a Serra Leoa, a Libéria e a Guiné-Conacri.