Num mundo com vários desafios ambientais e económicos, a educação tem um papel importante, considera Irina Bokova, diretora da UNESCO
Num mundo com vários desafios ambientais e económicos, a educação tem um papel importante, considera Irina Bokova, diretora da UNESCOO papel da educação para preparar os jovens para um futuro sustentável é cada vez mais relevante, afirmou Irina Bokova, diretora da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), durante a conferência mundial sobre sustentabilidade que está a decorrer em Nagoya, no Japão, até esta quarta-feira, 12 de novembro.
aludindo aos desafios ambientais, económicos e sociais, a responsável frisou que para alcançar o desenvolvimento sustentável é preciso mudar a maneira de pensar e de agir de indivíduos e sociedades. a conferência mundial sobre sustentabilidade está a ser acompanhada por delegações de 100 países, reunindo mais de mil participantes para avaliar os resultados da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, que começou em 2005 e está a terminar este ano.
Durante a conferência, a UNESCO apresentou os resultados de um questionário respondido por 70 países, ao qual dois terços das nações confirmam já ter uma estratégia de educação e indicaram haver um reconhecimento cada vez maior de que o sector é crítico para o alcance do desenvolvimento sustentável. Segundo a Rádio ONU, o documento da UNESCO destaca a necessidade de garantir apoio político para conseguir mudanças no currículo e nas práticas dos professores em todos os níveis de educação.