O secretário-geral da ONU destaca que o ambiente tem sido «uma vítima silenciosa da guerra», e apela ao diálogo e diplomacia preventiva, para impedir o aumento da exploração insustentável de recursos naturais
O secretário-geral da ONU destaca que o ambiente tem sido «uma vítima silenciosa da guerra», e apela ao diálogo e diplomacia preventiva, para impedir o aumento da exploração insustentável de recursos naturaisO Dia Internacional para Prevenção da Exploração do Meio ambiente durante Guerra e Conflito armado é celebrado esta quinta-feira, 6 de novembro. Numa mensagem para assinalar a data, Ban Ki-moon, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), pede à comunidade internacional para desenvolver estratégias que promovam a boa gestão do meio ambiente e envolvam as comunidades locais.
O responsável das Nações Unidas pretende que seja reafirmado o compromisso de proteger o ambiente dos impactos da guerra e que se trabalhe para prevenir conflitos relacionados com os recursos naturais. Para Ki-moon, estes desafios são urgentes, sobretudo num momento em que a comunidade internacional organiza a agenda de desenvolvimento sustentável pós-2015.
O secretário-geral da ONU frisa que o ambiente tem sido, desde há muito tempo, uma vítima silenciosa da guerra e dos conflitos, devido à contaminação de terras, à destruição de florestas, ao roubo dos recursos naturais e ao colapso dos sistemas de gestão. Segundo Ki-moon, as consequências da guerra para o meio ambiente geralmente são amplas e arrasadoras. O secretário-geral propõe que sejam utilizadas todas as ferramentas necessárias, como diálogo e diplomacia preventiva, para impedir o aumento da exploração insustentável de recursos naturais.