Durante dois dias, o manuscrito da terceira parte do Segredo de Fátima esteve nos laboratórios do Centro de física atómica, da Universidade Nova de Lisboa, para ser submetido a análises cientí­ficas
Durante dois dias, o manuscrito da terceira parte do Segredo de Fátima esteve nos laboratórios do Centro de física atómica, da Universidade Nova de Lisboa, para ser submetido a análises cientí­ficasO manuscrito da terceira parte do Segredo de Fátima foi sujeito a análises científicas, com vista à sua certificação, no Centro de Física atómica, da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Nova de Lisboa. O anúncio foi feito por Carlos Cabecinhas, sacerdote e reitor do Santuário de Fátima, em comunicado.

Segundo o responsável, o Serviço de Estudos e Difusão da instituição católica continua, assim, apostado em fazer uso de metodologias científicas para estudar os mais importantes testemunhos documentais da Mensagem de Fátima. Em declarações à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima, Marco Daniel Duarte, diretor deste serviço, disse que tal análise aconteceu através de uma parceria com aquela instituição de ensino superior e que o documento foi analisado com equipamento científico não invasivo.

O manuscrito esteve nos laboratórios deste centro entre segunda e terça-feira. O objetivo deste trabalho científico tem em vista a caracterização do papel e da tinta; os resultados obtidos serão comparados com os de outros documentos da época, obtidos pela mesma técnica, escritos pela Irmã Lúcia antes e após a redação deste documento, para certificação, explica Maria Luísa Carvalho, professora e coordenadora do projeto científico.

Deste estudo faz ainda parte a análise dos documentos da primeira e segunda partes do Segredo de Fátima. Os resultados e conclusões deste trabalho serão publicados numa edição que o Santuário está a preparar sobre o Segredo de Fátima e serão ainda objeto de publicação em revista científica internacional da especialidade, lê-se na nota de imprensa.