a versão renovada do guião do «Itinerário Juvenil» está disponível online. O novo manual é destinado aos animadores de grupos de jovens
a versão renovada do guião do «Itinerário Juvenil» está disponível online. O novo manual é destinado aos animadores de grupos de jovensO Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa disponibilizou online uma versão renovada do guião do Itinerário Juvenil, que não era atualizada desde 2002. Doze anos depois do seu lançamento, torna-se necessária uma revisão e atualização de conteúdos, mantendo a estrutura e muitas das dinâmicas originais, lê-se no prefácio do guião, assinado por Carlos GonçAlves, sacerdote e diretor do Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa.

O novo guião é dirigido aos animadores de grupos de jovens (pós-crisma) e compreende, para já, o primeiro ano. Segundo o Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa, o segundo ano do Itinerário Juvenil será disponibilizado em outubro de 2015 e o terceiro e último ano em outubro de 2016. Carlos GonçAlves explica que após a celebração do crisma, são muitos os jovens que querem continuar o seu percurso na Igreja. É a pensar neles que este itinerário é agora reeditado. Ontem, como hoje, ele continua a seguir esse caminho de descoberta da Igreja, sempre com uma dimensão comunitária, de grupo’, destaca o sacerdote.

Para este responsável, o novo guião é um subsídio para o trabalho pastoral com jovens, e que só faz sentido se for lido, partilhado e posto em prática com fé, compromisso, oração e missão.