após uma seca, as inundações estão agora a piorar a crise alimentar na Somália. Mais de um milhão de pessoas necessita de ajuda com urgência
após uma seca, as inundações estão agora a piorar a crise alimentar na Somália. Mais de um milhão de pessoas necessita de ajuda com urgênciaDepois de uma época de fracas chuvas, regiões do sul da Somália foram afetadas por cheias severas. a situação está a agravar a insegurança alimentar, já crítica no país, alertou a Organização das Nações Unidas para agricultura e alimentação (FaO). Mais de um milhão de pessoas precisa de assistência urgente, um aumento de 20 por cento em apenas seis meses.
Segundo a FaO, outros dois milhões de somalis defrontam-se com ameaças à segurança alimentar. Grande parte da agricultura do país é desenvolvida ao longo dos rios Juba e Shebelle, e os especialistas temem que a água das cheias estrague as plantações. ao longo do rio Juba, foram relatadas inundações em Dollow, Jilib e Jamame, com grandes áreas agrícolas atingidas, aponta a Rádio das Nações Unidas.
Luca alinov, diretor interino da FaO na Somália, sublinhou a importância de agir agora para evitar uma crise. De acordo com a agência das Nações Unidas, uma resposta rápida é essencial para prevenir um desastre. a FaO tem recursos suficientes para apoiar 35 mil famílias, num total de 210 mil pessoas, durante o Deyer (segunda temporada anual de chuvas). a ajuda da FaO vai para a redistribuição do gado, vacinas para os animais, assistência aos pescadores e agricultores, e para a entrega de cupões para que 22 mil famílias comprem sementes.