O Sínodo extraordinário dos bispos em Roma sobre a família é um dos temas abordados pelo bispo de Beja na sua última nota pastoral. Para antónio Vitalino, «não podemos apregoar uma rigidez insensível e aplicável em todas as situações na pastoral familiar»
O Sínodo extraordinário dos bispos em Roma sobre a família é um dos temas abordados pelo bispo de Beja na sua última nota pastoral. Para antónio Vitalino, «não podemos apregoar uma rigidez insensível e aplicável em todas as situações na pastoral familiar»Na sua última nota pastoral, antónio Vitalino, bispo de Beja, aborda o sínodo extraordinário dos bispos em Roma sobre a família. Segundo o prelado, é a missão da Igreja apresentar caminhos de inclusão e não de rejeição. Cristo traçou-nos metas e objetivos, mas deu-nos o exemplo do acolhimento, da misericórdia e do perdão, destaca.

antónio Vitalino admite que praticar o evangelho da família na verdade e na caridade não é tarefa fácil e simples. além disso, não podemos apregoar uma rigidez insensível e aplicável em todas as situações na pastoral familiar, refere. No mesmo documento, o bispo de Beja recorda que o sínodo se realiza em dois tempos, terminando em outubro de 2015.

Nesse sentido, até à próxima sessão do sínodo dos bispos, teremos que dialogar muito e sobretudo afinar as nossas sensibilidades e métodos na abordagem dos problemas que afetam as famílias, considera antónio Vitalino. Mais que de normas precisamos de atenção mais concreta às pessoas que constituem a família e um coração sensível e acolhedor de todos na comunhão da Igreja, convictos de que sem família não há futuro para a sociedade e a Igreja, vinca.

aludindo à diocese de Beja, o bispo afirma que esta tem um longo caminho a percorrer, para ajudar a construir a família eclesial. De acordo com o prelado, são necessários novos impulsos uma vez que há o perigo de estagnar. Contudo, numa diocese tão dispersa e com pouca percentagem de católicos comprometidos em movimentos e serviços, temos de coordenar melhor as nossas ações, para evitar uma maior dispersão.

No mesmo documento, intitulado Reanimar a família humana e eclesial, antónio Vitalino informa que João Marcos, novo bispo coadjutor de Beja, será ordenado prelado na igreja dos Jerónimos, em Lisboa, no dia 23 de novembro, pelas 16h00.