Thomas Mushi, de 32 anos, prepara-se para fazer a sua profissão perpétua e a ordenação diaconal. O tanzaniano cresceu com o «sonho de ser missionário» e evangelizar lugares onde Cristo não é conhecido
Thomas Mushi, de 32 anos, prepara-se para fazer a sua profissão perpétua e a ordenação diaconal. O tanzaniano cresceu com o «sonho de ser missionário» e evangelizar lugares onde Cristo não é conhecidoapós um ano de serviço pastoral em Portugal, o tanzaniano Thomas Mushi, de 32 anos, vai realizar em Fátima a sua profissão perpétua, e na cidade do Porto, fará a sua ordenação diaconal. Sinto-me bem e feliz. Cresci com o sonho de ser missionário e estou a concretizar esse desejo. Sinto que estou a responder à chamada que me foi feita, disse.

Em declarações à Fátima Missionária, o tanzaniano explicou porque optou por seguir a vida religiosa. Ser missionário e sair do lugar onde se está para ir para longe evangelizar era uma ideia de que eu gostava. Queria fazer disso a minha vida. Eu vivia numa zona evangelizada por missionários e gostava de evangelizar outros povos de lugares onde Cristo não é conhecido, tal como fizeram os missionários na minha zona, contou.

Nascido numa região da Tanzânia onde faltava água, hospitais e escolas, Thomas Mushi foi viver com os avós, aos cinco anos de idade, para uma zona daquele país africano mais desenvolvida. Quando penso na minha vocação, recordo-me dos meus avós. Cresci com eles até entrar no seminário. Não sabiam ler nem escrever, mas formaram-me e educaram-me. Eles frequentavam a Igreja. Gostava mesmo de ser padre e eles apoiaram-me, destacou.

Depois de ter frequentado o Seminário Menor, no seu país natal, Thomas Mushi deslocou-se para Moçambique, onde esteve durante um ano, para fazer o seu noviciado. Há quatro anos chegou ao continente europeu. Formou-se em Teologia, em Itália, estando agora em Portugal, desde novembro de 2013.

Quando chegou a Itália, Thomas teve o seu primeiro choque’ ao entrar numa igreja para assistir à missa e ver pouca gente e só velhinhos. Ficou desiludido. Em África está tudo cheio, frisou. a Europa evangelizou-nos e esperava mais deste continente. atualmente, esta é uma terra de missão, disse.

Sinto que os jovens europeus são desinteressados com os assuntos da Igreja e que existe uma fraca sensibilização dos pais para estes temas, lamenta Thomas, adiantando que o mundo contemporâneo apresenta novos desafios e aspirações. Thomas Mushi tem mais cinco irmãos, a viver na Tanzânia, com que contacta muito facilmente.

a ordenação diaconal está agendada para o dia 8 de dezembro, às 16h00, na Sé Catedral do Porto. antes do diaconado, o tanzaniano vai realizar a sua profissão perpétua dos votos de pobreza, obediência e castidade, no próximo dia 16 de novembro, às 11h30, no Seminário da Consolata, em Fátima.