as competências de leitura e escrita sofreram melhorias em Maputo, Moçambique, no âmbito do Projeto Ler. a iniciativa levou ateliers de construção de histórias e workshops escolares ao país africano
as competências de leitura e escrita sofreram melhorias em Maputo, Moçambique, no âmbito do Projeto Ler. a iniciativa levou ateliers de construção de histórias e workshops escolares ao país africano

O Projeto Ler, vigente no município de Maputo, em Moçambique, terminou com nota positiva. a iniciativa foi implementada há um mês na região para melhorar a qualidade da educação primária, através da promoção do livro e das competências de leitura e escrita, lê-se num comunicado da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLa).

ao longo de um mês, foram realizadas várias ações de formação, ateliers de construção de histórias e livros, workshops escolares, sessões de apresentação e debate do projeto e reuniões com entidades públicas, governamentais e locais. as sessões contaram com a participação de mais de 1. 900 estudantes e diversos profissionais.

O projeto envolveu bibliotecas municipais e escolas, conseguindo alterar práticas e metodologias, com autonomia de conceção de estratégias de promoção do livro e da leitura, com a criação de material pedagógico próprio e dinamizando a totalidade das Bibliotecas Públicas Municipais num trabalho em rede com as escolas e projetos educativos.

Para alda Moreira, responsável deste projeto na UCCLa, esta primeira fase do projeto foi positiva e gratificante, uma vez que houve o envolvimento pleno dos alunos. Segundo a responsável, a iniciativa irá continuar para o ano com a formação de mais professores. O projeto foi desenvolvido pelo Conselho Municipal de Maputo, em parceria com a UCCL a e o apoio da Cooperação Portuguesa.