Depois da visita na semana passada, o secretário-geral da ONU disse ao Conselho de Segurança que as promessas feitas por doadores para a reconstrução do enclave devastado pela guerra deve «rapidamente materializar-se» em ajuda concreta no terreno
Depois da visita na semana passada, o secretário-geral da ONU disse ao Conselho de Segurança que as promessas feitas por doadores para a reconstrução do enclave devastado pela guerra deve «rapidamente materializar-se» em ajuda concreta no terrenoNo momento em que o inverno se aproxima, o secretário-geral das Nações Unidas quer acelerar os resultados de uma recente conferência de doadores, pedindo que as promessas ali feitas possam rapidamente materializar-se.
Ban Ki-moon lembrou perante o Conselho de Segurança como a visita o impressionou. Nada poderia ter-me preparado para o que testemunhei em Gaza. Vi quilómetros e quilómetros de destruição em massa, disse aos 15 membros do organismo depois da sua primeira visita a Gaza desde o conflito do verão passado. a Faixa de Gaza, juntamente com Jerusalém, Ramala e o sul de Israel, foi uma das etapas da sua recente viagem pelo Norte de África e Médio Oriente, que também incluiu visitas à Tunísia, Líbia e Egito, onde, no Cairo, participou da conferência de doadores internacionais na reconstrução de Gaza. Esta terça-feira, Ki-moon elogiou os esforços dos doadores que, segundo o responsável, superaram as expectativas, com promessas de cerca de 50 países no valor de 5,4 mil milhões de dólares (4,2 mil milhões de euros).