Os países devem ter «medidas de evacuação que levem em conta a situação dos idosos», alerta a OMS, a propósito do Dia para a Redução de Riscos de Desastre
Os países devem ter «medidas de evacuação que levem em conta a situação dos idosos», alerta a OMS, a propósito do Dia para a Redução de Riscos de DesastreO Dia Internacional para a Redução de Riscos de Desastre é comemorado esta segunda-feira, 13 de outubro, com o tema Idosos e Desastres. Este ano, a data é uma ocasião para colocar em foco as pessoas idosas perante situações de emergência. Em comunicado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) junta-se a outras agências internacionais para pedir mais atenção antes, durante e após crises humanitárias.
Rick Brennan, diretor da monitorização de risco e resposta humanitária da OMS, refere que os idosos não estão a receber a assistência de que precisam em casos de desastres naturais. Segundo o responsável, tais problemáticas têm-se repetido em várias situações de crises, nos últimos anos. Especialistas afirmam que os idosos acabam por ter que arcar com responsabilidades da família em épocas de emergências. além disso, são também eles que dão informações aos que respondem às catástrofes.
a OMS defende que os países têm de reforçar as suas ações de planeamento e preparação como, por exemplo, medidas de evacuação que levem em conta a situação dos idosos. a pobreza é um outro fator de risco para as pessoas na terceira idade. Nos países em desenvolvimento, quase 80 por cento dos idosos são afetados pela pobreza.
a maioria vive em condições inseguras, em áreas de risco e não têm como fugir rapidamente dos desastres. O acesso a medicamentos, água, energia e alimentos também é mais difícil em situações de emergência para os idosos. Para a OMS, é preciso tratar este tema com urgência, uma vez que mais de 11 por cento da população mundial tem mais de 60 anos de idade.