João Marcos é natural da Guarda, tem 65 anos e é também pintor. Era diretor espiritual no Seminário Maior de Cristo-Rei, no patriarcado de Lisboa, até ser nomeado bispo pelo Papa
João Marcos é natural da Guarda, tem 65 anos e é também pintor. Era diretor espiritual no Seminário Maior de Cristo-Rei, no patriarcado de Lisboa, até ser nomeado bispo pelo PapaO Papa Francisco nomeou João Marcos, de 65 anos, como bispo coadjutor da diocese de Beja. a nomeação aconteceu esta sexta-feira, 10 de outubro, informou a Nunciatura apostólica em Portugal, num comunicado enviado à agência Ecclesia.
O novo bispo era até agora diretor espiritual no Seminário Maior de Cristo-Rei e no Seminário Redemptoris Mater’ de Nossa Senhora de Fátima, no Patriarcado de Lisboa. Numa saudação aos fiéis da diocese de Beja, o prelado refere que assume esta missão com a alegria e a simplicidade de quem é escolhido e não escolhe.
além do curso teológico, o novo bispo frequentou o curso de pintura na Escola Superior de Belas artes de Lisboa, atual Faculdade de Belas artes da Universidade de Lisboa. João Marcos alude à arte na primeira mensagem à diocese de Beja, prometendo que não vai levar os pincéis porque não quer cheirar a tinta, e muito menos ficar nas tintas. Natural da diocese da Guarda, o prelado frequentou os seminários do Patriarcado de Lisboa e foi ordenado sacerdote a 23 de junho de 1974.