«Os batizados recasados não são excluídos da Igreja nem estão excomungados. Continuam a ser fiéis que Deus quer salvar através da Igreja», destaca antónio Vitalino, bispo de Beja
«Os batizados recasados não são excluídos da Igreja nem estão excomungados. Continuam a ser fiéis que Deus quer salvar através da Igreja», destaca antónio Vitalino, bispo de BejaNa sua última nota pastoral, antónio Vitalino, bispo de Beja, foca o sínodo dos bispos sobre a família. Refletindo sobre as diversas situações com que a Igreja se depara atualmente em relação às famílias, o prelado pergunta como proceder perante as pessoas que já tentaram refazer o seu casamento uma ou mais vezes.

antónio Vitalino destaca que Deus não tem preferência por pessoas, nem exclui ninguém do seu projeto de amor e de salvação e que, por isso, a Igreja deve assumir a mesma atitude. Contudo, o bispo de Beja recorre às palavras de Tolstoi, nas quais este afirmava que as famílias felizes são todas iguais, mas cada família infeliz é infeliz à sua maneira, para dizer que a ação pastoral da Igreja não pode tratar todos da mesma maneira.

Não se trata apenas de excluir os recasados da comunhão e da missão de padrinhos. Há muita mais pastoral da Igreja para além da comunhão e do batismo. a riqueza da graça de Deus, do seu amor salvífico, não se confina só a isso. O mesmo podemos dizer da missão da Igreja e do papel dos batizados na comunhão da Igreja. Os batizados recasados não são excluídos da Igreja nem estão excomungados. Continuam a ser fiéis que Deus quer salvar através da Igreja, refere.

O prelado diz aguardar pela inspiração do Sínodo Extraordinário sobre os desafios pastorais da família no contexto da evangelização para saber como proceder pastoralmente com estes fiéis, de forma a enriquecer a ação da Igreja junto destes casais e destas famílias.