« a forma como hoje se organiza o trabalho não é compatí­vel com a vida digna à qual fomos chamados», afirmam os membros da Cáritas Portuguesa
« a forma como hoje se organiza o trabalho não é compatí­vel com a vida digna à qual fomos chamados», afirmam os membros da Cáritas Portuguesa a Jornada Mundial pelo Trabalho Digno é celebrada esta terça-feira, 7 de outubro. Num comunicado para assinalar a data, a Juventude Operária Católica, a Juventud Obrera Cristiana de Espanha, a Comissão Nacional Justiça e Paz e a Cáritas Portuguesa convidam as pessoas de boa vontade e as organizações sociais e eclesiais, a comemorar a efeméride refletindo sobre o que está a acontecer no mundo laboral e a descobrir e denunciar as causas que propiciam o sofrimento de tantas trabalhadoras e trabalhadores, famílias e povos.
No mesmo documento, os subscritores afirmam que uma vida digna já está em causa. Estamos imersos numa realidade que sofreu e está a sofrer profundas transformações em todos os âmbitos da vida das pessoas. Uma das maiores transformações é a maneira de entender e organizar o trabalho humano. a forma como hoje se organiza o trabalho não é compatível com a vida digna à qual fomos chamados, referem.
Os membros destas organizações destacam que ter trabalho, ter salários suficientes para poder viver, realizar o trabalho em condiçõesdignas são situações que possibilitam o crescimento e a construção da pessoa. Olhando ao panorama europeu, é referido no comunicado que se perderam quase todos os direitos laborais que tantas lutas custaram às trabalhadorase aos trabalhadores e que foi incrementada a desigualdade e a pobreza. Hoje, a realidade, que diverge de outras épocas, é poder-se ter trabalho e ser pobre, destaca-se no documento.
No âmbito mundial, quase mil milhões de mulheres e homens trabalham, mas os seus ordenados não lhes permitem superar o limiar da pobreza de dois dólares por dia por pessoa nos seus ambientes. além disso, mais de duzentos milhões de crianças vêm-se obrigadas a trabalhar em condições infra-humanas ou de exploração.