Um grupo das milícias sudanesas atravessou a fronteira para o Chade e matou 36 pessoas, disse o governo do Chade.
Um grupo das milícias sudanesas atravessou a fronteira para o Chade e matou 36 pessoas, disse o governo do Chade. O governo disse que os homens, uniformados e montando a cavalo, tentavam roubar cabeças de gado. O exército chadiano actuou e diz ter abatido sete dos atacantes. Segundo os relatórios o ataque aconteceu a 26 de Setembro, perto da fronteira com o Sudão.
a milícia árabe Janjaweed foi acusada de perpetrar este ataque, e outros. Foram armados e apoiados pelas forças governamentais, apesar do governo negar qualquer envolvimento.
No mesmo dia do ataque, um representante das Nações Unidas disse que o governo sudanês tem feito muito pouco para desarmar a milícia e implantar a lei na província de Darfur, que faz fronteira com o Chade e onde existe uma cultura da impunidade.
Pelo menos 200 mil sudaneses atravessaram a fronteira para o Chade, fugindo à violência de Darfur durante os dois anos e meio que já dura o conflito. Dois milhões figiram das suas casas mas permanecem no Sudão. Nas últimas duas semanas recomeçaram os diálogos de paz, relativos à zona de Darfur, na Nigéria, mas as lutam armadas estão em aumento.