as comunidades católicas em Portugal são convidadas a fazerem do mês de outubro uma oportunidade para reforçarem a sua presença e ação na sociedade
as comunidades católicas em Portugal são convidadas a fazerem do mês de outubro uma oportunidade para reforçarem a sua presença e ação na sociedadeFazer com que o mês de outubro seja uma ocasião para as comunidades católicas em Portugal reforçarem a sua presença e ação na sociedade. É este o desafio das Obras Missionárias Pontifícias. Inspirado na exortação apostólica alegria do Evangelho, o guião deste ano recorda que tomar a iniciativa, deve ser uma das imagens de marca dos missionários hoje.
Missão: uma paixão por Jesus e por todos é o tema do guião deste ano que apresenta em destaque a mensagem do Papa para o 88. º Dia Mundial das Missões, que será assinalado a 19 de outubro. Francisco destaca que atualmente continua a revestir-se de grande urgência a missão ‘ad gentes’, na qual são chamados a participar todos os membros da Igreja, pois esta é, por sua natureza, missionária.
Para Manuel Linda, presidente da Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização, Portugal e a Europa necessitam de pessoas que, tal como nos primeiros tempos do cristianismo e da época dos Descobrimentos, saibam abalançar-se na propagação da Palavra de Deus e dos seus valores.
antónio Fernandes, sacerdote e presidente dos Institutos Missionários ad Gentes, frisa que nenhum missionário anuncia o seu projeto, a sua perspetiva ou os seus sonhos. Por mais belos e atraentes que possam ser, não possuem a riqueza e a profundidade do projeto de Deus, alerta. O Superior Provincial dos Missionários da Consolata em Portugal pede também no guião, enviado à agência Ecclesia, que quem trabalha ou quer trabalhar nesta área se distinga pela dedicação ao próximo com uma atenção que lhe toque o coração, para que experimente a riqueza de humanidade.