«O Senhor é tão bom e justo que mostra o bom caminho aos pecadores. Faz caminhar os humildes para a justiça e ensina-lhes o seu caminho», diz-nos o Salmo Responsorial da Missa de hoje
«O Senhor é tão bom e justo que mostra o bom caminho aos pecadores. Faz caminhar os humildes para a justiça e ensina-lhes o seu caminho», diz-nos o Salmo Responsorial da Missa de hojeTalvez não soe muito bem a frase de Jesus no evangelho de hoje: Em verdade vos digo: Os publicanos e as mulheres de má vida vão entrar no Reino de Deus antes de vós porque acreditaram na mensagem de João Batista (cf. Mat 21,31. 32). Os pecadores arrependidos mostram a chegada do Reino de Deus, e serão membros da Nova aliança estabelecida por Deus entre si e a humanidade. Foi de fato para isso que o Verbo de Deus encarnou e se fez homem, pregou a mensagem da salvação e remiu a humanidade por meio do seu sofrimento, da sua morte na cruz e da sua ressurreição.
Na parábola do evangelho de hoje (dos dois filhos: Um que obedece às ordens do Pai, o outro que não obedece) Jesus ensina com clareza que Deus é Pai amoroso de todos os seres humanos, os justos e os pecadores. Mas é por meio do seu Filho Unigénito Jesus Cristo que se opera esta salvação. Jesus é não só o modelo duma vida com Deus, Cristo é o caminho verdadeiro para a vida vivida segundo a vontade de Deus. Disse Jesus: Eu sou o Caminho, a Verdade e a vida (João 14,6). Por meio dele, Jesus Cristo, Deus convida todos os homens a entrarem, já aqui na terra, na herança por Ele prometida nos tempos antigos. Um Deus-todo-bondade não pode querer a condenação de ninguém: assim o disse Jesus: Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele (João 3,17).
Toca a nós colaborar neste trabalho de salvação de Cristo: Fazer a vontade de Deus é a palavra chave para a paz e a salvação. Nem nos deveríamos admirar ao vermos que as coisas correm tão mal no mundo, e encaminham o mundo para desgraças talvez desconhecidas até agora: as palavras de Cristo não são aceites como regra de vida. Ora não há salvação em nenhum outro nome senão no nome de Jesus (atos 4,16).
Felizes os que conhecem estas verdades e, mesmo com fraquezas por vezes, se lançam na prática destas mesmas verdades. a cena deste mundo passa, mas permanecem para sempre aqueles e aquelas que aceitam viver a vontade de Deus, como fizeram a Virgem Maria, os nossos padroeiros e padroeiras e todos os santos, e muita gente que vive ao nosso lado. Tanto sinal de esperança!