O sonho de «uma comunidade europeia alargada, democrática, forte, com igualdade de direitos e deveres de todos os cidadãos» está em causa, considera o bispo de Beja
O sonho de «uma comunidade europeia alargada, democrática, forte, com igualdade de direitos e deveres de todos os cidadãos» está em causa, considera o bispo de Beja a viagem do Papa Francisco à albânia é destacada por antónio Vitalino, bispo de Beja, na sua última nota pastoral. O prelado identifica aquele país como um modelo de convivência social e religiosa. Para o bispo de Beja, a realidade albanesa pode e deve constituir um bom exemplo perante o que está a acontecer na União Europeia e em várias nações do Velho Continente, onde crescem as tensões e fraturas sociais.
Em relação ao sonho de uma comunidade europeia alargada, democrática, forte, com igualdade de direitos e deveres de todos os cidadãos, antónio Vitalino considera que ele está em causa. a tudo isto juntam-se ainda os horrores perpetrados por aqueles que, no Médio Oriente e em África, querem construir um estado islâmico, só de fiéis do Islão refere o prelado no mesmo documento, citado pela agência Ecclesia.
antónio Vitalino deseja que, no meio de todos estes acontecimentos, o foco momentâneo que esteve colocado na albânia, através da visita do Papa, possa de alguma forma iluminar uma sociedade onde o ter e o poder afastam as pessoas umas das outras e criam invejas, rivalidades e desigualdades. Pelo menos que tenha reforçado a necessidade de cada um não cruzar os braços como espetadores impassíveis, refere.