«Eu sou a salvação do meu povo, diz o Senhor. Em qualquer aflição em que se veja, e por mim chame, Eu o atenderei, e para sempre Eu serei o seu Deus»
«Eu sou a salvação do meu povo, diz o Senhor. Em qualquer aflição em que se veja, e por mim chame, Eu o atenderei, e para sempre Eu serei o seu Deus»Há situações que bem se poderiam chamar de amílcar na nossa vida individual, comunitária, nacional – mesmo as situações da idade avançada, doenças, problemas pessoais ou de família, crises financeiras a nível nacional e, muito especialmente, crises por falta de valores, crises que acarretam consigo outras crises. Por vezes, certas coisas acontecem porque se desconhecem os pensamentos de Deus. Ele mesmo nos diz na primeira leitura: Os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, e os meus caminhos não são os vossos caminhos (Isaías 55,8).
a grande necessidade para o mundo e os indivíduos é a de descobrir de novo a Deus: vir a conhecer cada vez mais quem ele é, o amor que ele tem para connosco, os bens que nos reserva a sua bondade omnipotente. É interessante ver como já no antigo Testamento o relacionamento entre Israel e Deus era como um namoro: um trabalho que Israel devia fazer continuamente para cada vez mais conhecer o seu Senhor que o libertara da escravidão e lhe dera uma terra onde manava leite e mel (Êxodo 3,8), e ao mesmo tempo lhe dera os Mandamentos que eles deviam observar.
Por vezes, durante a história dum povo, ou da humanidade, cai o homem na tentação de se sentir suficientemente capaz de resolver sozinho todos os problemas, e por isso desembaraça-se de Deus. Nisto pecam os nossos tempos. É uma cegueira a que se chega não querendo ver e seguir a luz de Cristo. E Deus continua, por meio dos seus profetas, a chamar-nos para ele: Volta, meu povo, volta ao Senhor teu Deus Volta ao Senhor e ele perdoará todos os teus pecados, e acolherá favoravelmente a homenagem dos teus lábios (cf. Oseias 14,2-3). E este nosso movimento de conversão não deve terminar nunca, é trabalho de cada dia. Porque o Senhor está proximo dos que o invocam (Salmo 144(145),18).
a parábola que Jesus nos contou no Evangelho de hoje mostra-nos bem que a todos Deus quer dar a abundância da sua salvação. Realmente, nós deveríamos viver com o Senhor sempre, pois Ele é como uma mãe que ama os seus filhos mesmo quando eles não são perfeitos. E consola-nos o facto que a Virgem Maria, também ela, foi descobrindo pouco a pouco durante a sua vida os vários significados da chamada que Deus lhe dera para ser Mãe do Messias Salvador. Por exemplo, ao pé da cruz ela compreendeu plenamente a profecia de Simeão que lhe dissera que ‘uma espada de dor lhe trespassaria o coração’. Ora foi isso mesmo que a levou a participar, plenamente e para sempre, na alegria e na glória da ressurreição de seu Filho, o Senhor Jesus. O mesmo nos acontecerá a nós. Vivamos por isso a grande energia salvadora que é nossa desde o nosso Batismo.