Defendendo que os pobres devem ser protagonistas da missão da Igreja, o bispo de Beja destaca que há «muito a aprender e mudar» na evangelização
Defendendo que os pobres devem ser protagonistas da missão da Igreja, o bispo de Beja destaca que há «muito a aprender e mudar» na evangelizaçãoInclusão dos frágeis é nome da última nota pastoral de antónio Vitalino, bispo de Beja. No documento, o prelado apela à colocação dos frágeis no centro, alertando para os problemas enfrentados pelos mais desfavorecidos. Todos somos tentados em pensar e agir como senhores e não como servos dos outros, sobretudo dos mais pobres, como se estes apenas fossem sujeitos passivos das nossas boas ações e nada nos tivessem a dar, afirma.

No documento, divulgado esta semana, o bispo de Beja recorre às palavras do Papa Francisco para destacar que os pobres devem ser protagonistas da missão da Igreja. Olhando para Jesus Cristo, para o seu amor preferencial pelos pobres e pecadores, muito temos a aprender e mudar na nossa evangelização, refere o prelado.

Para o bispo de Beja, quando tal começar a acontecer, então será possível falar da primavera da Igreja. É isto também que eu sonho e convido todos a sonhar comigo, a arregaçar as mangas e organizar a diocese, as paróquias e serviços neste sentido, frisa, deixando uma última mensagem: Temos um longo caminho a percorrer, mas não desanimamos.