a subsecretária-geral das Nações Unidas para assuntos Humanitários está no Iraque para coordenar operações de ajuda ao país
a subsecretária-geral das Nações Unidas para assuntos Humanitários está no Iraque para coordenar operações de ajuda ao paísValerie amos, subsecretária-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para assuntos Humanitários, iniciou esta quinta-feira, 11 de setembro, uma visita de quatro dias ao Iraque. O objetivo é avaliar como as agências humanitárias das Nações Unidas poderão apoiar o governo a fornecer ajuda às pessoas necessitadas.
ao longo destes dias, a responsável irá reunir-se com autoridades iraquianas e curdas, e também visitar áreas onde os deslocados internos estão abrigados.com 1,8 milhão de deslocados internos desde o início do ano e a aproximação do inverno, as agências humanitárias e os parceiros locais continuam a preparar-se para prestar assistência.
ao mesmo tempo, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) pediu uma mobilização internacional urgente de apoio a crianças e jovens iraquianos no regresso às aulas. Irina Bokova, diretora-geral da agência, disse que o futuro de milhares de crianças e adolescentes está em jogo. a educação não pode esperar, disse, citada pela Rádio das Nações Unidas.
a responsável recorda que o ano letivo no Iraque deverá começar este mês, mas milhares de crianças e adolescentes não terão condições para se matricularem. além disso, não há instalações suficientes e mais de mil escolas estãoatualmente a servir de abrigo para deslocados internos. Outras estão a ser usadas para fins militares.