a Casa do Gaiato de Moçambique tem conseguido assegurar a educação de jovens e crianças,graças a um donativo da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
a Casa do Gaiato de Moçambique tem conseguido assegurar a educação de jovens e crianças,graças a um donativo da Santa Casa da Misericórdia de LisboaO apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) à Casa do Gaiato de Maputo, Moçambique, tem assegurado a alimentação, saúde e educação de 163 jovens e crianças. a Casa do Gaiato de Moçambique tem feito progressos inegáveis no sentido de se tornar autossustentável, graças ao apoio de 50 mil euros dado pela SCML em março deste ano, indica um relatório de atividades entregue pelo padre José Maria a Helena Lopes da Costa, administradora do pelouro da saúde da SCML.

O valor doado foi investido em atividades como carpintaria e criação de aves, de onde têm saído lucros mensais de 13 mil euros que têm garantido à Casa do Gaiato as despesas de funcionamento da sua área residencial, lê-se num comunicado da SCML. No mesmo documento, a instituição informa que através da compra de madeira para a carpintaria tem sido possível ocupar os formandos, responder às encomendas da região e garantir um lucro mensal de dez mil euros.

Já a aquisição de pintos e galinhas garantiu uma melhor alimentação das crianças e jovens acolhidos pela instituição, proporcionando um retorno mensal de três mil euros. Desta forma, os lucros destas duas atividades têm assegurado a alimentação, saúde e educação de todos os que vivem nesta instituição, localizada em Boane, Maputo.