O bispo das Forças armadas e de Segurança, Manuel Linda, vai presidir à peregrinação aniversária de setembro, em Fátima. O prelado irá falar sobre santidade, santificação e «atuação do cristão no mundo»
O bispo das Forças armadas e de Segurança, Manuel Linda, vai presidir à peregrinação aniversária de setembro, em Fátima. O prelado irá falar sobre santidade, santificação e «atuação do cristão no mundo» a peregrinação aniversária de setembro a Fátima, nos dias 12 e 13, será presidida por Manuel Linda, bispo das Forças armadas e de Segurança de Portugal. Quereis oferecer-vos a Deus em reparação? será o tema da jornada. ao manifestar a grande honra com que recebeu o convite para ir a Fátima, o prelado admitiu que presidir à peregrinação é uma responsabilidade, devido aos tempos conturbados que vivemos e à função iluminadora que a Igreja é chamada a realizar, como faz o muito querido Papa Francisco.

Em jeito de antecipação, Manuel Linda, deu conta da mensagem que deseja dar aos peregrinos: Centrar-me-ei nestes dois temas: santidade/santificação e atuação do cristão no mundo. Recordando a conturbada situação vivida em algumas zonas do mundo, o bispo das Forças armadas e de Segurança, alertou para os contextos que considera de perigo.

Repare-se no que se passa com o fundamentalismo islâmico que pretende a constituição do califado que englobaria já não só a Península Ibérica, mas também a Europa onde o Islão está muito presente. E repare-se também no que está a acontecer na Ucrânia: a geopolítica é sempre bem mais complicada do que aquilo que aparece à superfície. Por aquilo que me é dado ver, a situação na Ucrânia é preocupante. E muito, disse.

Em declarações à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima, Manuel Linda apelou à mudança, ao considerar que é urgente reequacionar a maneira como o Ocidente está a lidar com os três grandes valores da modernidade: com a liberdade, igualdade e fraternidade. Ou como, na realidade, os está a negar.