a cruz leva à Glória, pois a cruz é a ?Vingança do amor? de Deus sobre a morte, sobre o pecado, e sobre o autor da morte e produtor do pecado: Satanás
a cruz leva à Glória, pois a cruz é a ?Vingança do amor? de Deus sobre a morte, sobre o pecado, e sobre o autor da morte e produtor do pecado: SatanásNa Cruz, Cristo dá glória a Deus: Deus criou a humanidade para a vida e para a felicidade eterna; o pecado e Satanás deram-nos a desgraça e a morte eterna; mas pela sua Cruz, Jesus dá-nos de novo o direito à vida eterna, e o direito a gloriarmo-nos para sempre em Deus e com Deus. Portanto, na Cruz o Senhor Jesus dá glória a Deus pela redenção de todas as criaturas que Deus criou boas e para o bem. Diz-nos S. Paulo que todas as criaturas gemem e sofrem as dores do parto, o parto novo produzido em dor na Cruz em que renasceu a vida para todos os eleitos (Rm 8:22).
No Céu, Satanás gritou: Non Serviam, Não servirei a Deus; em Éden Satanás levou o homem e a sua esposa a gritar Não servirei, serei como Deus: Na Cruz, a humanidade é libertada para sempre do castigo da sua revolta contra Deus.
Por esta libertação e glorificação, todas as criaturas devem glorificar e participar na glória obtida por Cristo na Cruz, como diz o Cântico da Palavra de Deus: Obras do Senhor, louvai ao Senhor; estrelas do céu, orvalhos e ventos, frio, geada e neves, noites e dias, monstros, animais e rebanhos louvai todos o Senhor…
Devem também louvar a Deus todas criaturas humanas: Sacerdotes do Senhor, e servos e servas do Senhor; almas dos justos, santos/as, humildes de coração, todos devem louvá-Lo e exaltá-Lo para sempre! (Daniel 3).
Colaborou e colabora de maneira totalmente extraordinária neste louvor, nesta glória redentora, a Mãe do Glorioso Jesus, Ela que aos pés da cruz uniu a sua alma e o seu espírito à oração redentora e perdoante’ de seu Filho; Ela cujo coração, durante o resto da sua vida aqui na terra, e depois no Céu por toda a eternidade, ouviu e ouve o grito lancinante e salvador do seu Filho ao dar o último suspiro na cruz.
E sempre que a Igreja celebra o memorial do Calvário, a Eucaristia, a Igreja associa à sua oração a oração do Coração de Maria aos pés da Cruz, pois não se pode jamais separar do coração da Mãe o coração do Filho, que do corpo e do coração de sua Mãe recebeu o seu próprio coração: Foi Maria que do seu corpo e da sua alma formou para o Filho de Deus o corpo que Ele imolou na Cruz, para glória de Deus e salvação da humanidade.
Por isso podemos nós cantar com o salmo 149: Cantai ao Senhor um cântico novo (V. 1): Novo porque está cheio da novidade da glória que o Filho nos obteve na sua Cruz.
É para glória de Deus que também nós vivamos como seus filhos e filhas que, na Cruz de Jesus, já fomos exaltados por toda a eternidade.