Na homilia da Eucaristia celebrada esta manhã, dia 2 de setembro, na Casa de Santa Marta, o Papa Francisco voltou a falar da identidade dos cristãos que «vem do Espírito de Deus»
Na homilia da Eucaristia celebrada esta manhã, dia 2 de setembro, na Casa de Santa Marta, o Papa Francisco voltou a falar da identidade dos cristãos que «vem do Espírito de Deus»Por vezes encontramos entre os fiéis velhinhas simples que talvez nem sequer acabaram a escola primária, mas que falam melhor do que um teólogo porque têm o Espírito de Cristo, disse o Pontífice, falando da identidade do cristãos e da fé dos simples. O pensamento de Francisco partiu do Evangelho do dia, onde São Lucas narra que as pessoas que ouviam Jesus na sinagoga de Cafarnaum estavam maravilhadas com a sua doutrina, porque a sua palavra era de alguém que falava com autoridade.

E explicou que Jesus não era um pregador como os outros, porque a sua autoridade vem-lhe da unção especial do Espírito Santo: é o Filho de Deus, ungido e enviado a levar a salvação, a levar a liberdade. E aplicando tudo isto aos cristãos, diz o Papa que se nós cristãos não entendemos bem as cosas do Espírito, não damos e não oferecemos um testemunho, não temos identidade. Ter a identidade cristã é ter o pensamento de Cristo, o Espírito de Cristo, acrescentou Francisco.

Ter o Espírito de Cristo quer dizer não ter o espírito do mundo, o seu modo de pensar, o seu modo de julgar Podes ter cinco doutoramentos em teologia, e não teres o Espírito de Deus! Talvez sejas um grande teólogo, mas não és cristão, porque não tens o Espírito de Deus! O que dá autoridade, o que te dá identidade é o Espírito Santo, a unção do Espírito Santo, sublinhou o Santo Padre, acrescentando que este Espírito de Deus o encontramos entre os nossos fiéis, que apesar não terem grande cultura, têm o grande conhecimento, que lhes vem do Espírito de Cristo.