«acredito que a sua futura beatificação e canonização fará brilhar uma luz de esperança para os povos autóctones do Brasil», disse o bispo de Xingu, recordando que Luciano Mendes ofereceu os seus sofrimentos a Deus em favor dos indígenas
«acredito que a sua futura beatificação e canonização fará brilhar uma luz de esperança para os povos autóctones do Brasil», disse o bispo de Xingu, recordando que Luciano Mendes ofereceu os seus sofrimentos a Deus em favor dos indígenasO bispo da prelazia do Xingu (amazónia) e presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Erwin Krautler, foi agraciado com a comenda Dom Luciano Mendes de almeida, oferecida pela Faculdade arquidiocesana de Mariana, para lembrar a importância do legado espiritual, intelectual e social deixado pelo arcebispo Luciano.

Desde 2008 que este prémio é entregue dia 27 de agosto, data de falecimento do arcebispo. Em 2014, foram homenageadas cinco pessoas e uma instituição. O prelado do Xingu foi escolhido para fazer o discurso de agradecimento pela comenda recebida em nome dos agraciados. Nunca duvidei que estava diante de um santo, disse o bispo Erwin ao relembrar os encontros com o arcebispo Luciano Mendes e afirmando que o povo já o aclamava como santo, por intuir que lá estava alguém consagrado a Deus sem nenhuma restrição.

O bispo homenageado contou como Luciano Mendes defendeu e batalhou pelos direitos dos povos indígenas, confidenciando histórias pessoais e a sua grande admiração pelo religioso. acredito que a sua futura beatificação e canonização fará brilhar uma luz de esperança para os povos autóctones do Brasil. Se em vida Dom Luciano ofereceu os seus sofrimentos a Deus em favor dos indígenas, na glória dos céus será definitivamente seu padroeiro e intercessor, concluiu Erwin Krautler.
Uma missa celebrada quarta-feira, 27 de agosto, na catedral metropolitana de Mariana, marcou o começo da fase diocesana do processo de beatificação do arcebispo Luciano Mendes. O tribunal eclesiástico irá investigar a sua vida para verificar se ele viveu heroicamente as virtudes teológicas e, em seguida, as graças alcançadas por sua intercessão.