Muitas famílias, sem capacidade para adquirir os manuais escolares necessários para o próximo ano letivo, estão a recorrer à Cáritas Diocesana de Coimbra. a instituição alerta para o aumento do número de pedidos de ajuda
Muitas famílias, sem capacidade para adquirir os manuais escolares necessários para o próximo ano letivo, estão a recorrer à Cáritas Diocesana de Coimbra. a instituição alerta para o aumento do número de pedidos de ajudaHá cada vez mais famílias a pedir ajuda para adquirir manuais escolares. O alerta foi lançado por Graça Ferreira, coordenadora do projeto Sementes do Saber, promovido pela Cáritas Diocesana de Coimbra. a iniciativa procura padrinhos para pagarem os livros e material escolar de crianças e jovens, entre os 10 e os 18 anos, que se encontrem em situação de carência económica.
Famílias, muitas delas beneficiárias do Rendimento Social de Inserção (RSI), não têm condições para fazer face ao pagamento de 200 ou de 300 euros na compra de material escolar, afirmou Graça Ferreira, em declarações à agência Lusa. Há também cada vez mais famílias, ditas normais, que pedem ajuda, explicou, adiantando que há crianças que, no início do ano letivo, não têm o material necessário.
No início do projeto foram apoiadas 12 crianças. Este ano, a Cáritas pretende angariar 45 padrinhos. O valor a ajudar varia de acordo com o ciclo que os alunos frequentam, podendo o apoio situar-se entre os 200 e os 350 euros, explicou Graça Ferreira. até ao momento, existem 19 padrinhos, estando o projeto a decorrer até outubro. além da procura de padrinhos, a Cáritas pretende angariar manuais escolares, tendo reunido até agora 178 livros.