O evento foi preparado com uma grande participação das comunidades dos Focolares, concretizada em milhares de reflexões e propostas para uma assembleia que será chamada a exprimir-se com temas fundamentais para a vida do movimento
O evento foi preparado com uma grande participação das comunidades dos Focolares, concretizada em milhares de reflexões e propostas para uma assembleia que será chamada a exprimir-se com temas fundamentais para a vida do movimentoDe 1 a 28 de setembro de 2014, decorrerá a assembleia Geral do Movimento dos Focolares, depois daquela que ocorreu em 2008 após o falecimento da fundadora Chiara Lubich e que deu lugar à eleição de Maria Voce como responsável geral do movimento. a assembleia geral é o principal órgão de governo do Movimento dos Focolares e realiza-se a cada seis anos.
São esperados no Centro Mariápolis de Castelgandolfo, Roma, 494 delegados dos Focolares representantes do centro internacional e das diversas áreas geográficas do mundo, expressão da pluralidade que caracteriza o movimento: leigos e consagrados, adultos e jovens, homens e mulheres. além desses, haverá 49 convidados, dos quais 15 de igrejas cristãs não católicas, religiões não cristãs e culturas não-religiosas, que acompanharão os trabalhos da assembleia.
Do trabalho preparatório, emergiram questionamentos, desafios e exigências de um povo que está em caminho: a fidelidade à identidade carismática; a atenção aos jovens, idosos e famílias; a exigência de ir além do próprio movimento em direção às dores da humanidade, com um olhar privilegiado sobre as diversas necessidades do mundo.
Estes contributos foram sintetizados em 12 grandes temas que os participantes da assembleia, em 32 grupos e plenários, abordarão para orientar o movimento nos próximos anos. Depois de alguns dias de retiro espiritual e de trabalho, a assembleia procederá à eleição da presidente, do co-presidente, dos conselheiros e das conselheiras gerais para os próximos seis anos. a nova presidente e co-presidente, juntamente com todos os participantes, serão recebidos pelo Papa Francisco na sexta-feira, 26 de setembro, no Vaticano.