Perante uma audiência composta por pessoas de 11 nacionalidades, Isabel Varanda, docente da Universidade Católica Portuguesa, afirmou que o céu e o bem são possí­veis na terra
Perante uma audiência composta por pessoas de 11 nacionalidades, Isabel Varanda, docente da Universidade Católica Portuguesa, afirmou que o céu e o bem são possí­veis na terraas nacionalidades dos participantes do Curso de Missiologia deixaram Isabel Varanda, da Universidade Católica Portuguesa de Braga surpreendida. Não tinha imaginado que era tanta a diversidade dos países aqui representados. São 11 países. É extraordinário. Temos aqui o mundo todo, disse a professora universitária. Camarões, República Centro-africana, Timor-Leste, Zâmbia, Índia, Cabo Verde, Moçambique, Brasil e Portugal são alguns dos países de origem dos vários cursistas.

Neste momento, aqui, é absolutamente fácil ser cristão, ser boa gente e viver o céu. Nós estamos no céu neste momento. Mas isso é facílimo. Não fazemos esforço. Sai naturalmente. Qual é a lição que tiramos daqui? a minha primeira lição é: o céu é possível na terra. É possível. É a lição que vós me dais hoje, neste momento, disse a docente na última quarta-feira, 27 de agosto, no Seminário da Consolata, em Fátima.

Dirigindo-se aos presentes, Isabel Varanda explicou em que consiste o céu a que se referia. Quando falo de céu estou a falar da paz, da harmonia, do bem-estar no mundo. Nem uso sequer a palavra felicidade. Falo do bem-estar. Estamos bem, não estamos? Estamos no céu. Vós hoje, comigo também, mostrais-me, e levamos essa lição: o céu é possível, o bem é possível, afirmou.

a professora da Universidade Católica Portuguesa é uma das formadoras do Curso Missiologia que está a decorrer até sábado, 30. a Evangelização apostólica a alegria do Evangelho’ foi o tema da intervenção da docente, que admitiu ser cristã com muito orgulho e explicou aos formandos os motivos da sua crença. Todas as religiões do mundo têm algo de muito bom e importante, mas o cristianismo é a única que cuida da pessoa, do indivíduo. Cada um, destacou.

Esta dimensão pessoal do cristianismo é extraordinária, frisou Isabel Varanda, acrescentando que o cristianismo diz a cada ser humano Tu vales’, Tu és importante’ e ajuda cada um a reconhecer-se como único. Devo confessar-vos que este é um dos aspetos que mais me toca no cristianismo e que mais alimenta a minha fé. É esta dimensão pessoal. Claro que a dimensão comunitária é muito importante. Mas eu diria que vem depois. agora: não há verdadeira comunidade sem esta intimidade, esta descoberta de nos sentirmos amados, disse a docente aos cursistas.