« a divisão é um dos pecados mais graves numa comunidade cristã, porque a torna sinal, não da obra de Deus, mas da obra do diabo», alertou o Papa Francisco na audiência pública semanal
« a divisão é um dos pecados mais graves numa comunidade cristã, porque a torna sinal, não da obra de Deus, mas da obra do diabo», alertou o Papa Francisco na audiência pública semanalNesta última quarta-feira de agosto, e de novo na Praça de São Pedro, com a participação de dezenas de milhares de peregrinos, teve lugar a audiência geral do Papa Francisco, que falou da unidade e santidade da Igreja. afirmou que a divisão é um dos pecados mais graves numa comunidade cristã e sublinhou o contraste entre a obra de Deus e a obra do diabo numa comunidade: o diabo é aquele que separa, destrói as relações, semeia preconceitos, ao passo que Deus, pelo contrário, quer que cresçamos na capacidade de nos acolhermos, perdoarmos e amarmos, para nos parecermos cada vez mais com Ele que é comunhão e amor.

Francisco esclareceu os fiéis presentes que estes pecados contra a unidade a que se refere não são só as grandes heresias, os cismas mas também o que acontece nas comunidades, aquilo que definiu como pecados paroquiais: Por vezes, as nossas paróquias, chamadas a ser lugar de partilha e de comunhão, são tristemente marcadas por invejas, ciúmes, antipatias.

Francisco sublinhou que estes pecados contra a unidade acontecem quando as pessoas se colocam em primeiro lugar e no centro das atenções, com as suas ambições pessoais e julgando os outros: Isto não é a Igreja, isto não se deve fazer. Não digo que corteis a língua, tanto não, mas pedir ao Senhor a graça de não o fazer. Isto é humano, mas não é cristão.

O Papa falou ainda nas divisões que aconteceram ao longo da história da Igreja, com guerras entre cristãos, apelando à oração entre cristãos e a um exame de consciência sobre este tema. Francisco terminou com a saudação aos vários peregrinos, inclusive aos peregrinos lusófonos: O Senhor vos encha de alegria e ilumine as decisões da vossa vida, para realizardes fielmente a vontade do Pai celeste a vosso respeito. Rezai por mim. Não vos faltará a minha oração e a bênção de Deus.