Numa altura em que centenas de portugueses estão a fazer voluntariado missionário em países em desenvolvimento, o sacerdote David Sampaio falou sobre a importância destas experiências, à margem do Curso de Missiologia, que está a realizar-se em Fátima
Numa altura em que centenas de portugueses estão a fazer voluntariado missionário em países em desenvolvimento, o sacerdote David Sampaio falou sobre a importância destas experiências, à margem do Curso de Missiologia, que está a realizar-se em Fátima a realização de experiências missionárias é propensa a chamar os jovens à Igreja, considera David Sampaio, missionário do Verbo Divino e professor na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. À margem do Curso de Missiologia, que está a decorrer em Fátima, o também formador de missionários falou sobre a importância das experiências missionárias para os jovens, tendo como pano de fundo o exemplo do GaS’África, um grupo de ação social da Universidade Católica Portuguesa, instituição à qual sempre esteve ligado.

Sei que alguns jovens partem através do GaS’África, às vezes, apenas devido a uma amizade, e depois, quando regressam, há estudantes que me referem que tiveram as melhores férias da sua vida, disse o sacerdote, na última terça-feira, 26 de agosto, no Seminário da Consolata.

Para o docente universitário, o contacto com uma realidade diferente permite aos jovens aprofundar a sua fé. Possivelmente, partiram por causa de uma amizade, partiram com uma preocupação humanitária, de fazer bem a quem encontrassem no caminho, mas depois, a partir desse contexto, acabaram por ‘cair’ neles e, possivelmente, acabaram por aprofundar um pouco a sua fé e em nome da fé querem continuar a viver, disse, em declarações à Fátima Missionária.

O Curso de Missiologia está a decorrer até sábado, 30. a missão no tempo dos descobrimentos foi o tema abordado pelo sacerdote David Sampaio, que destacou a participação de cidadãos de muitas nacionalidades nesta formação. aos cursistas, o sacerdote disse que aqueles que partem em missão o fazem por causa do nativo e salientou que o querer bem parte sempre da parte nobre da comunidade cristã.