Três jovens missionários da Consolata vão trabalhar numa nova missão em angola. Esta experiência missionária está recheada de novos desafios
Três jovens missionários da Consolata vão trabalhar numa nova missão em angola. Esta experiência missionária está recheada de novos desafiosO Instituto Missionário da Consolata realizou mais um sonho no início deste mês: abriu uma nova missão em angola. a congregação missionária, fundada por José allamano em 1901, na Itália, e hoje espalhada por 24 países em quatro continentes, já estudava uma nova missão no continente africano desde 2005, data da realização do XI Capítulo Geral.
Os padres Fredy Gomez, colombiano, Sylvester Ogutu, queniano, e Dani Romero, venezuelano, foram os três primeiros missionários que partiram para angola. atualmente, estes encontram-se na cidade de Viana, município de Luanda, hospedados pelos missionários xaverianos de Yarumal (Colômbia). a diocese de Viana é relativamente pequena geograficamente, mas com muitíssima população vinda das províncias do interior. Há paróquias exageradamente grandes, não tanto geograficamente, mas populacionalmente.
Joaquim Ferreira Lopes, bispo diocesano da Ordem Franciscana, acolheu com muita alegria os novos missionários, agradecendo ao instituto por começar a trabalhar e a produzir nova vida nessa porção do Reino de Deus. Confiou aos cuidados dos missionários todo o distrito de Kapalanga, desmembrado da Paróquia Santíssima Trindade e que no futuro próximo será a Paróquia de Santo agostinho.
No dia 17 de agosto, os missionários da Consolata assumiram oficialmente, através de Joaquim Ferreira Lopes, a nova quase-paróquia de Santo agostinho, composta por sete comunidades de base. Esta entrega aconteceu junto do povo de Deus, numa grande celebração eucarística, cheia de muita alegria e esperança. O bispo diocesano disse aos presentes: para um melhor atendimento pastoral da diocese de Viana, hoje, nós, cheios de gratidão ao Senhor, recebemos no nosso meio e apresentamos a todos vocês estes três jovens missionários da Consolata, para que juntamente convosco construam um novo sonho, uma nova página da vossa história, de se tornarem uma comunidade paroquial.
Freddy Gomez, agradeceu ao prelado, aos missionários de Yarumal e a todo o povo de Deus, em nome do Instituto Missionário da Consolata, pela abertura e confiança, e por recebê-los de braços abertos para começarem esta nova experiência missionária. a nova quase-paróquia de Santo agostinho conta com um grande número de fiéis, vindos de quase todas as províncias de angola, e que fazem vida ativa nas comunidades de fé, reunidos a cada fim de semana debaixo das árvores, no terreno que tem a comunidade, por falta de estruturas mínimas.
São muitos os desafios que estes missionários enfrentarão, como é o caso do acompanhamento pastoral desta grande população, a formação do povo e das comunidades, que por muitíssimos anos foram desamparadas espiritualmente por causa da guerra e a construção de pequenas estruturas vitais que ainda não têm, como o templo paroquial, salões de encontro e casa paroquial.