Jovens e missionários vão unir-se às preocupações do Papa Francisco sobre a família, no âmbito das Jornadas Missionárias e das Jornadas Nacionais da Pastoral Juvenil, que vão decorrer em Fátima
Jovens e missionários vão unir-se às preocupações do Papa Francisco sobre a família, no âmbito das Jornadas Missionárias e das Jornadas Nacionais da Pastoral Juvenil, que vão decorrer em Fátimaas Jornadas Missionárias 2014 e as terceiras Jornadas Nacionais da Pastoral Juvenil vão realizar-se nos próximos dias 20 e 21 de setembro, no Centro Paulo VI, em Fátima. a iniciativa vai decorrer com o tema Família, um projeto porque as Obras Missionárias Pontifícias (OMP) e o Departamento Nacional de Pastoral Juvenil, responsáveis pelo evento, querem contribuir para a reflexão e para a ação da preocupação do Papa Francisco que colocou a família no centro das suas preocupações, explica antónio Lopes, sacerdote e diretor das OMP.
assim, dia 20 de setembro, o evento arranca com o painel Família hoje, com Margarida Cordo e Joaquim azevedo e moderação do padre João aguiar. Durante a tarde vão realizar-se seis workshops seguidos de um plenário, Eucaristia e à noite, a partir das 21h00, o convívio missionário com testemunhos. No segundo dia, antónio Couto, bispo de Lamego, reflete sobre o tema Evangelho e Missão e à tarde, a partir das 15h00, uma mesa redonda reúne atores, escritores e apresentadores com o tema Família e comunicação.
Estas jornadas abordam a família nas suas diversas componentes e descobriremos que deveremos estar junto das famílias com benevolência, para as apoiar nos seus desejos de viverem melhor, de ser comunidades de fé, de partilha, de respeito, de atenção, de crescimento e de solidariedade, explica antónio Lopes, numa nota de apresentação da iniciativa, citada pela agência Ecclesia.
Para o responsável é necessário alertar para tudo o que faz definhar a família, como a violência, o ciúme e a inveja, a mentira porque todos são capazes do melhor, do mais belo, como também do mais terrível. Por isso, o sacerdote considera que é preciso olhar a realidade porque se por um lado existe a família que é uma reserva de valores no outro lado a cultura atual exalta o indivíduo e leva ao individualismo.