Os bispos portugueses vão debater a renovação pastoral da Igreja. O encontro será uma ocasião para os prelados partilharem «experiências e realizações que possam interessar a todos» e «promover ações conjuntas ou mesmo uma pastoral de conjunto»
Os bispos portugueses vão debater a renovação pastoral da Igreja. O encontro será uma ocasião para os prelados partilharem «experiências e realizações que possam interessar a todos» e «promover ações conjuntas ou mesmo uma pastoral de conjunto» a Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização vai realizar um encontro com os bispos para definir uma linha comum para a renovação da pastoral da Igreja Católica em Portugal. O encontro está marcado para o próximo dia 4 de novembro, às 10h00, na Casa de Nossa Senhora das Dores, em Fátima, e contará com a coordenação de antónio Moiteiro Ramos, bispo de aveiro, e de José augusto Traquina, bispo auxiliar de Lisboa.
No final será feita a síntese dos trabalhos e terá lugar uma comunicação de Manuel Clemente, patriarca de Lisboa e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa. Em comunicado, Manuel Linda, presidente da comissão, recorda a intenção manifestada pelos bispos em abril de 2013, aquando do lançamento de uma nota pastoral que apontava o caminho a seguir para a renovação da pastoral da Igreja no país.
Para o responsável, passado mais de um ano, os rumos que eram propostos no documento têm poucos sinais visíveis. Nas dioceses e organismos pastorais, certamente se têm trilhado esses rumos, mas, porventura, poderemos estar a falhar quanto à comunhão, considera o bispo das Forças armadas e de Segurança. Nesse sentido, a reunião em Fátima pretende dar aos bispos e coordenadores diocesanos a possibilidade de partilharem experiências e realizações que possam interessar a todos e, se for o caso, promover ações conjuntas ou mesmo uma pastoral de conjunto.