Civis da minoria sunita alvos de ataques em Bassorá. avião de carga das Nações Unidas com 100 toneladas de bens de ajuda de emergência aterrou em Erbil, na região iraquiana do Curdistão «no maior esforço de ajuda único» em mais de uma década
Civis da minoria sunita alvos de ataques em Bassorá. avião de carga das Nações Unidas com 100 toneladas de bens de ajuda de emergência aterrou em Erbil, na região iraquiana do Curdistão «no maior esforço de ajuda único» em mais de uma décadaO representante especial da ONU para o Iraque alertou contra o aumento de ataques que têm a minoria sunita como alvo no sul do Iraque. Nickolay Mladenov disse que estava particularmente alarmado com a mais recente onda de sequestros e assassinatos, que ocorreu em diferentes distritos de Bassorá e pediu às autoridades locais que investiguem esses crimes e as ameaças de violência e julguem os responsáveis “‹”‹de acordo com a lei.
Desde 23 de junho de 2014 que, pelo menos, 19 homens civis sunitas foram mortos e outros 19 ficaram feridos numa série de assassinatos e sequestros, segundo um comunicado de imprensa emitido esta quarta-feira pela missão da ONU no Iraque (UNaMI).
ameaças anónimas também foram feitas por várias mesquitas e a uma organização sunita, advertindo os sunitas para deixarem Bassorá ou enfrentarem a morte, explica a declaração. Nos últimos dias, as casas dos cidadãos sunitas em algumas áreas do distrito de abu Khaseeb, Bassorá, foram marcadas com um X’ e as luzes exteriores foram pintadas de preto.como resultado dessas ameaças, muitos sunitas estão a deixar a região.

Enquanto isso, no Norte do Iraque, para conter uma enorme crise humanitária na região, a agência de refugiados da ONU fez um grande esforço de ajuda com uma ponte aérea de 100 toneladas que chegaram esta quarta-feira a Erbil, como antecipou Fátima Missionária.

É o maior esforço de ajuda único que se montou em mais de uma década, sublinhou o alto comissário da ONU para os Refugiados, antónio Guterres, acrescentando que o volume combinado dos bens de emergência a caminho do Iraque é de 11306 metros cúbicos.