Para combater o insucesso escolar, os açores criaram um equipa experimental de mediadores escolares. O objetivo é fazer com que os alunos melhorem as suas notas e deixem de estar em risco de chumbar
Para combater o insucesso escolar, os açores criaram um equipa experimental de mediadores escolares. O objetivo é fazer com que os alunos melhorem as suas notas e deixem de estar em risco de chumbarOs açores formaram uma equipa experimental constituída por oito mediadores escolares que aplicarão no próximo ano letivo em escolas da região uma metodologia de combate ao insucesso escolar que, no continente, já acompanhou mais de 13 mil alunos desde 2007.
O programa mediadores para o sucesso escolar foi criado e desenvolvido pela associação Empresários Pela Inclusão Social (EPIS) em 2007 e chegará em setembro a oito escolas das ilhas de São Miguel e Terceira, de acordo com um despacho da Secretaria Regional da Educação e Cultura dos açores, publicado no Jornal Oficial da região, no início desta semana.
a metodologia será aplicada, de forma experimental, a estudantes do 3. º ciclo do ensino básico. Segundo a associação EPIS, citada pela agência Lusa, o mediadores para o sucesso escolar é o maior programa privado de combate ao abandono e insucesso escolar no país, focado na capacitação das competências não cognitivas das crianças e jovens entre os seis e os 24 anos de idade.
Pela primeira vez, o programa chegará aos alunos dos açores e da Madeira e a rede de mediadores quase duplicará, passando de 84 para cerca de 150. No ano letivo 2013/2014, o programa possibilitou que mais de 200 estudantes melhorassem as suas notas e deixassem de estar em risco de chumbar, segundo os últimos dados da associação.
Este ano, os mediadores apoiaram 1. 730 alunos de escolas situadas em 19 concelhos e, no final do segundo período, o número de estudantes com mais do que duas negativas diminuiu 12,1 pontos percentuais. Os açores são a região do país com as piores taxas de insucesso escolar.