a celebração do centenário da família Paulista motiva a congregação a levar o Evangelho aos novos ambientes digitais, sem esperar que as pessoas procurem a Igreja mas procurando levá-la aos outros
a celebração do centenário da família Paulista motiva a congregação a levar o Evangelho aos novos ambientes digitais, sem esperar que as pessoas procurem a Igreja mas procurando levá-la aos outros a Sociedade de São Paulo celebra 100 anos esta quarta-feira, 20 de agosto. José Carlos Nunes, sacerdote e superior regional dos Paulistas em Portugal, considera que a congregação tem uma missão a desempenhar na área da comunicação, garantindo verdade e justiça e lutando contra a exclusão. Sentimos que há muita pobreza na comunicação, disse o responsável, em declarações à agência Ecclesia.

Cada vez que há manipulação de informação, cada vez que grupos económicos em vez de falarem a verdade a manipulam, faltando à justiça na sociedade, então isso cria pobres na comunicação. Nós queremos estar aí, ajudando todos os que não têm capacidade de ter opinião própria, que se sentem enganados ou ludibriados, queremos contribuir para uma comunicação verdadeira, justa, com rigor ético e deontológico, a partir do que é o código da comunicação, explicou José Carlos Nunes.

Em Portugal, os Paulistas estão presentes em três comunidades e desenvolvem a sua missão através de uma editora multimédia, a Paulus, uma publicação imprensa, a Família Cristã, um programa de rádio semanal, uma publicação editorial de diversos títulos em áreas como o magistério da Igreja, a catequese, as ciências humanas, da psicologia ao bem-estar, de livros devocionais e de pensamentos.

Segundo José Carlos Nunes, a novidade da ação pastoral dos Paulistas está em não esperar que as pessoas procurem a Igreja mas levá-la aos outros. a área multimédia tem sido uma aposta impulsionada pelas mensagens para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, que os últimos Papas têm escrito, apontando o ambiente digital como um local onde a vida acontece e as redes sociais como lugares de encontro.

Os caminhos da nova evangelização passam por aí, indica o sacerdote que dá conta da necessidade de falar de tudo cristãmente com linguagens e instrumentos modernos, unindo com criatividade o conteúdo ao meio para que as pessoas percebam. a Sociedade de São Paulo foi estabelecia em alba, Itália, pelo Beato Tiago alberione, quando deu início, juntamente com alguns seminaristas, a uma tipografia, desenvolvendo o carisma da evangelização através da comunicação.