agência de refugiados da ONU está a lançar uma das maiores campanhas de ajuda humanitária como resposta ao agravamento da situação no Iraque, com o objetivo de apoiar perto de 500 mil pessoas que foram forçadas a fugir das suas casas
agência de refugiados da ONU está a lançar uma das maiores campanhas de ajuda humanitária como resposta ao agravamento da situação no Iraque, com o objetivo de apoiar perto de 500 mil pessoas que foram forçadas a fugir das suas casas a não ser que se registem atrasos de última hora, a operação aérea, rodoviária e marítima arrancará esta quarta-feira com uma ponte aérea de quatro dias a partir de aqaba, na Jordânia, para Erbil, no Iraque.

Este movimento será seguido de comboios humanitários pelas estradas da Turquia e da Jordânia e de embarques marítimos e terrestres a partir do Dubai, através do Irão nos próximos dez dias.
O foco principal [da campanha] é a melhoria das condições de vida dos deslocados na região, em particular as pessoas sem abrigo ou sem habitação, disse adrian Edwards, porta-voz do alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR).

as condições permanecem desesperadas para aqueles sem acesso a um abrigo adequado, as pessoas lutam para encontrar comida e água para alimentar as suas famílias e aqueles sem acesso a cuidados médicos primários.
Muitos ainda estão a confrontar-se com a tragédia que passaram nas últimas semanas – fugindo das suas casas sem nada – e muitos tentando lidar com a perda de entes queridos. O apoio de emergência é uma necessidade extrema que estamos a tentar realizar, rematou adrian Edwards.