O agravamento da situação em que se encontram milhares de famílias cristãs no Iraque levou a fundação aIS a dar uma «ajuda de emergência» no valor de 130 mil euros
O agravamento da situação em que se encontram milhares de famílias cristãs no Iraque levou a fundação aIS a dar uma «ajuda de emergência» no valor de 130 mil euros a fundação ajuda à Igreja que Sofre (aIS) decidiu, a nível internacional, dar uma ajuda de emergência à Igreja iraquiana no valor de 130 mil euros. O donativo da organização é uma resposta aos apelos do patriarca caldeu de Bagdade, Louis Sako, perante o agravamento da situação em que se encontram milhares de famílias cristãs no Iraque, em fuga dos jihadistas do ISIS.

Esta ajuda vem complementar uma outra, no passado mês de junho, no valor de 100 mil euros, refere a fundação aIS, em comunicado. No último domingo, 10 de agosto, Louis Sako afirmou que a ajuda humanitária que tem chegado às famílias cristãs que atualmente se encontram na região do Curdistão é insuficiente e que a situação no terreno tem vindo a degradar-se.

Só em ainkawa, na região de Erbil, há 70 mil cristãos deslocados, assim como elementos de outras minorias que fugiram para a cidade. Os urbanística da Igreja albergam refugiados havendo pessoas a dormir nas ruas. Numa situação mais dramática estão os cerca de 60 mil refugiados em Dohuk, situada mais a norte.

a ajuda de emergência da fundação aIS será essencial para os responsáveis da igreja nestes locais poderem fornecer alimentos, roupa, água potável e medicamentos, de forma a prestar uma assistência mais eficaz a milhares de cristãos que foram expulsos das terras e que viram todos os seus bens serem confiscados pelos jihadistas do Estado Islâmico.