Nomeados três membros para comissão de inquérito independente a eventuais violações de leis internacionais humanitárias e de direitos humanos nos territórios palestinianos ocupados, incluindo Jerusalém Oriental e em especial na Faixa de Gaza
Nomeados três membros para comissão de inquérito independente a eventuais violações de leis internacionais humanitárias e de direitos humanos nos territórios palestinianos ocupados, incluindo Jerusalém Oriental e em especial na Faixa de GazaUma comissão de inquérito independente vai tentar estabelecer os factos e as circunstâncias em que ocorreram violações das leis internacionais e dos direitos humanos, bem como crimes perpetrados e identificar os seus responsáveis, desde o início do conflito em 13 de junho.

Este organismo – criado pelo Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas – também irá fazer recomendações, nomeadamente sobre as medidas de responsabilização, para a evitar e acabar com a impunidade e garantir que os seus autores “‹”‹sejam responsabilizados. Nas suas mãos estarão ainda propostas para proteger os civis contra quaisquer agressões.
Pelo menos 1948 palestinianos, a maioria deles civis, foram mortos no conflito, somando-se ainda 67 israelitas, segundo números avançados pelo gabinete das Nações Unidas para a Coordenação de assuntos Humanitários (OCHa). Num comunicado divulgado esta segunda-feira, o presidente do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, o embaixador Baudelaire Ndong Ella (Gabão), anunciou que o organismo nomeou amal alamuddin (Reino Unido), Doudou Diéne (Senegal) e William Schabas (Canadá) para servirem como membros da comissão internacional de inquérito. Schabas será o presidente da Comissão.