as Irmãs Franciscanas têm uma nova superiora geral que vai conduzir um processo de «ajustamento» da congregação «aos tempos atuais»
as Irmãs Franciscanas têm uma nova superiora geral que vai conduzir um processo de «ajustamento» da congregação «aos tempos atuais»Maria ângela Belim Martins, religiosa natural do Machico, Madeira, é a nova superiora geral da Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias. a eleição decorreu durante o 13. º Capitulo Geral da congregação, que terminou domingo, 10 de agosto.
O Capítulo Geral da congregação teve como tema Vida Fraterna, Escola de Comunhão e Sinal do Reino e realizou-se na apelação, em Lisboa. a iniciativa permitiu traçar as linhas orientadoras para o próximo sexénio, indicam as religiosas, num comunicado enviado à agência Ecclesia.
O programa vai incluir o estudo da realidade da congregação, quanto a lugares, formas e possibilidades de presença no meio das pessoas, para um melhor ajustamento aos tempos atuais. além disso, as Irmãs Franciscanas pretendem criar condições para uma vida fraterna e consagrada mais fiel e significativa e ser cada vez mais na Igreja um sinal visível do Reino de Deus.
a nova superiora geral já exerceu, desde 1999, várias funções educativas e de governo na Província Portuguesa da Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias. atualmente, a ordem religiosa feminina fundada na Madeira em 1884 está presente em onze países de quatro continentes: Europa, África, américa e Ásia. as religiosas que a compõem dedicam-se ao auxílio dos pobres e dos doentes, assim como à educação e evangelização das crianças.